A F. A. Espumas, uma das mais tradicionais fabricantes de espumas do Brasil, mantém um padrão rigoroso e elevado de qualidade, através de sistemas produtivos automatizados e inovadores, devidamente patenteados e reconhecidos no mercado mundial. Em parceria com as melhores empresas mundiais do segmento químico, produz além de espumas convencionais, espumas de alta performance, entre outras, com qualidade imbatível.
Linha do tempo:
1881 – Nos EUA, Daniel Haynes, fez o primeiro colchão com preenchimento de algodão.
1937 – Na Alemanha, foi desenvolvida a composição do poliuretano por Otto Bayer. Nessa década já começava a produção de espumas, revestimentos e adesivos.
1950 – Na década de 50, houve o desenvolvimento do poliuretano em espumas flexíveis.
1954 – Várias máquinas de espumação foram importadas e começou a produção de espuma em grande escala.
1960 – Os novos avanços no poliuretano, permitiu o desenvolvimento das espumas moldadas, de cura a quente e alta resiliência, que foram utilizadas, extensivamente, na produção de assentos automotivos.
1964 – Fundação da Fábrica de Acolchoados Maringá, hoje F.A. Maringá.
1970 – No início de 1970, a NASA solicitou o desenvolvimento de um material de absorção de pressão para apoiar os astronautas durante as decolagens. O material desenvolvido era sensível à temperatura e ajudava na distribuição do peso do corpo.
1980 – A NASA divulgou esse material ao público.
2000 – A F.A Espumas modernizou o sistema de produção de espumas semi contínua, permitindo automatização do processo, melhorando a qualidade do produto, sem perder a flexibilidade na produção de outros tipos de espumas.
2007 – Fabricação da primeira espuma visco-elástica da F.A. Espumas.
2009 – Para produzir espumas com inúmeros tipos de corte, a F.A. Espumas comprou uma máquina Pantográfica. A empresa é uma das únicas que possui essa tecnologia no país.
2011 – Novo parque fabril com novas máquinas para modernização de processos e avanços tecnológicos, que ajudaram na implantação do sistema exclusivo D-Flex na F.A. Espumas.